29 outubro 2008

Teatro da Luz


Foram momentos fugazes, mas mágicos.
Sentimo-nos em casa no Teatro da Luz, no FEST-i-BALL.
Estamos muito gratos por mais uma oportunidade de partilhar a roda da chamarrita com pessoas especiais, num ambiente familiar, por podermos sorrir e sonhar no meio de todas as crises. Este blog tem estado pobre, muito pobrinho, mas hoje temos um presente especial, as fotografias generosamente cedidas pelo Carlos Santos do www.dancastradicionais.net.
Obrigada a todos e "Olh'ó Pico!" :)


"Vamos à Praia"

7 comentários:

temperatura disse...

por falar em chamarrita.. no outro dia conheci uma moça nascida em s.miguel actualmente vivente do Pico e cantei-lhe aquela grandiosa versão dos gaiteiros de lisboa:
"eu fui ao pico piquei-me, piquei-me lá no silvado (bis)
nunca mais eu vou ao pico, sem o pico ser cortado (bis)"
ela acedeu logo, dizendo que a conhecia mas ao invés de "cortado", dizia "moldado".
não sei se sabias que os gaiteiros tinham feito isto, se já sabias melhor. um tesouro. :)

Carla Gomes disse...

Sim, conheço. Penso que é essa que eles intitulam de "Chamarrita do Pico", embora não seja propriamente uma chamarrita mas sim um cruzamento de diversas referências musicais açorianas, uma homenagem por assim dizer. Quanto ao silvado, a palavra é "mondado". Mondar é cortar o mato, o silvado, etc. Esses versos que os Gaiteiros cantam são do "Pezinho", outro baile açoriano que também correu mundo...

Sónia Custódio disse...

Olá, Carla!
Que pena que tenho de só ter encontrado este blog agora.Adorava ter ido!!Vivi lá um tempo, mas não aprendi a dançar.
Eu e umas colegas da escola estamos a tentar desenvolver um projecto para uma unidade curricular de Expressão pelo Movimento, que é precisamente dançar a Chamarrita do Pico. Será que tens algumas dicas, contactos?.. Conheço várias pessoas que nos podiam ajudar, só que estão por lá.. O gosto é muito, mas estamos a precisar de ajuda. Nós estamos por Lx. Obrigada!
Até breve!

Carla Gomes disse...

Olá, Sónia. Peço desculpa mas só agora vi o seu comentário. Estou mais que disposta a ajudar!... quanto a participar nas oficinas de chamarrita, durante o próximo ano terá mais oportunidades. No Andanças, com certeza, e ainda antes disso em mais algumas ocasiões que divulgarei atempadamente. Pode contactar-me via e-mail para projectochamarrita@gmail.com. Obrigada pelo interesse!

Anónimo disse...

ola Carla
beijinhos e bom fim de semana
carla

Isabel Victor disse...

Entrei na roda por sugestão da Carla Gomes. Achei mto interessante, vou passando ...

saudações

Isabel Victor disse...

interessante, vou passando ...

saudações